Descrição do Roteiro
1º DIA – 21/07/2025, segunda-feira: SÃO PAULO/SP x JANUÁRIA/MG
Apresentação no aeroporto de Guarulhos/SP com acompanhamento de guia credenciado ao Mtur. Voo com destino ao aeroporto Mario Ribeiro em Montes Claros/MG (previsto para pouso antes das 12h. Embarcaremos em van com destino a cidade de Januária 220km para check-in na pousada Recanto das Pedras, jantar (incluso).
2º DIA – 22/07/2025, terça-feira GRUTA BONITA / LAPA DO ÍNDIO / LAPA DO BOQUETE / LAPA DOS DESENHOS
Após café da manhã, seguiremos em van para o início da nossa aventura, visitaremos (4) atrativos no parque, (ingresso incluso), sendo eles as Lapas do ÍNDIO -possui registros arqueológicos com painéis de pinturas rupestres que cobrem paredes inteiras e até mesmo o teto. BONITA - é uma das mais belas e ornamentadas grutas do Parque. Possui salões e galerias repletos de espeleotemas, além do salão coberto por sedimentos avermelhados, chamado de Salão Vermelho. BOQUETE – Na Lapa do Boquete encontra-se um dos principais e mais estudados sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde foram encontrados alguns sepultamentos. DESENHOS - Na lapa dos Desenhos, pode ser observada toda a riqueza das pinturas rupestres do Parque. A trilha para esses atrativos, margeia o rio Peruaçu ao longo de uma exuberante mata de galeria. Retorno para à pousada para almoço tardio (incluso). Tarde de descanso e relaxamento noite livre. Jantar (Incluso) do jeitinho mineiro, fogão a lenha. Dia de trilhas com leve intensidade (Nesse dia 2km ida e volta)
3º DIA – 23/07/2025, quarta-feira: ARCO DO ANDRÉ
Após café da manhã (incluso), saída para conhecer o Arco do André, (ingresso incluso), muita aventura. A trilha, conta com mirantes naturais únicos, sendo dois deles o Mirante das Cinco Torres e do Mundo Inteiro, cavernas monumentais como a Caverna do Arco do Andre, Troncos e Cascudos, aonde nas duas últimas o Rio Peruaçu passa por dentro, complementando o cenário único formado pela beleza das rochas carbonáticas de calcário e pelo rio criando o espelho d´água com a cor de tom verde esmeralda. Lanche de trilha (incluso), final da tarde retorno para a pousada jantar (incluso). Dia de trilha com intensidade moderada (Nesse dia 7km ida e volta).
4º DIA – 24/07/2025, quinta-feira:– JANUÁRIA – EXPERIÊNCIA SENSORIAL.
Após café da manhã saída em van para City tour Januária, contempla apreciação e história do cais da cidade, onde a cidade nasceu em função da dinâmica do Rio São Francisco, a história vaporeira que impulsiona o desenvolvimento da cidade e trás consigo nossas heranças históricas, como uma das hipóteses do nome da cidade, uma volta pelo centro histórico, onde a vida cidade acontecia, os casarios
em estilo colonial contrastando com os casebres de pescadores, lavadeiras e operários, visita ao antigo Passo Municipal onde parte de nossas história política se passa e um experimento no nosso melhor sabor, o sabor da melhor cachaça do Mundo, nosso Terruai faz com que a cachaça de Januária seja única. Almoço não incluso. No período da tarde, passeio de barco regional pelo rio São Franscisco no município de Itacarambi. Retorno para a pousada (jantar incluso)
5º DIA – 25/072025, sexta-feira: - LAPA DO REZAR / LAPA DO CABOCLO / GRUTA DO CARLÚCIO
Após café da manhã (incluso), saída em VAN para mais (3) atrativos no parque, (ingresso incluso), Início pela Lapa do Rezar que reúne toda a grandiosidade do cânion do rio Peruaçu à riqueza da arte rupestre pré-histórica. Abriga um sítio rupestre com pinturas e gravuras bem conservadas. Destacam-se também as dimensões do seu salão de entrada, que alcança 90 metros de largura e mais de 40 metros
de altura, além da variedade e exuberância dos espeleotemas. Também visitaremos o paredão de pinturas rupestres da Lapa do Caboclo, contemplaremos durante o caminho os cactos e a vegetação rupestre do local. Nessa mesma trilha segue pela mata de galeria até o início da gruta do Carlúcio, onde circunda as rochas provenientes do desabamento do teto da caverna. Nesse dia teremos lanche de
trilha (incluso). Retorno a tarde para a pousada, jantar (incluso). Dia de trilhas (Nesse dia 2,8km ida e volta)
6º DIA – 26/07/2025, sábado: - GRUTA DO JANELÃO
Após café da manhã (incluso), seguiremos em van para A Gruta do Janelão (ingresso incluso), o principal atrativo do parque. A grandiosidade da caverna é expressa em suas enormes dolinas, na imensidão de seus salões e em seus gigantescos espeleotemas. O paredão rochoso, logo na entrada, é um grande ateliê a céu aberto que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu. É na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina. Lanche de trilha (incluso), retorno almoço (incluso) na pousada. Saida para Montes Claros, check-in no hotel Ibis, noite livre Dia de trilha com intensidade moderada (Nesse dia 4,8km ida e volta).
7º DIA – 27/07/2025, domingo: - MONTES CLAROS/MG x SÃO PAULO
Após café da manhã, saída, embarque no aeroporto Mario Ribeiro em Montes Claros/MG no voo previsto para decolar as xxxx com previsão de pouso no aeroporto de Guarulhos São Paulo as xxxx (almoço não incluso) O Guia de turismo só deixa a aérea de desembarque do aeroporto após todos retirarem a sua bagagem.
Fim dos nossos serviços.